FOLHA TRIMESTRAL DE REFLEXÃO ABRIL

Depois disso, Jesus, sabendo que tudo se consumara, para se cumprir totalmente a Escritura, disse: «Tenho sede!» Havia ali uma vasilha cheia de vinagre. Então, ensopando no vinagre uma esponja fixada num ramo de hissopo, chegaram-lha à boca. Quando tomou o vinagre, Jesus disse: «Tudo está consumado.» E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana…Os discípulos encheram-se de alegria por verem o Senhor. E Ele voltou a dizer-lhes: «A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós.» (Jo 19, 28-30; 20, 19a.20b-21)

Deus já não é desconhecido: no rosto de Cristo Crucificado vemos Deus, e vemos a verdadeira omnipotência, não o mito da omnipotência. Para nós homens, a potência, o poder é sempre idêntico à capacidade de destruir, de cometer o mal. Todavia, o verdadeiro conceito de omnipotência que se manifesta em Cristo é precisamente o contrário: nele, a verdadeira omnipotência consiste em amar até ao ponto em que Deus pode sofrer: aqui aparece a sua verdadeira omnipotência, que pode chegar ao ponto de um amor que sofre por nós. E desde modo vemos que Ele é o Deus verdadeiro, e o Deus verdadeiro que é amor, poder: o poder do amor. E nós podemos confiar-nos ao seu amor todo-poderoso e viver nele, com este amor omnipotente. (cfr. Discurso do Papa Bento XVI, 12.02.2010)


Aleluia!... Cristo nossa vida venceu a morte!... Cristo ressuscitou!...

Vivemos a Páscoa de 2010, somos convidados mais uma vez, pela Igreja, a olhar para o amor incondicional de Deus-Trindade que Criador da pessoa humana não se deixa vencer pelo seu ‘desnorte’, mas vem ao nosso encontro: faz-Se igual a nós no Filho Jesus Cristo e, n’Ele nos aponta o caminho a percorrer, em docilidade ao Espírito, ser fiel à vontade do Pai, amando sem medida os irmãos, entregando por eles a própria vida.

O meu modo de viver é como o de Jesus Cristo? Em quê? Sou na minha família testemunha deste amor incondicional?...


A Virgem Santíssima foi até ao Calvário… Então entra no coração de Cristo e procura compreender a Sua vontade. P. Manuel Antunes

Intenção para a Oração dos fiéis

Peçamos a Cristo, nosso Senhor, que pela sua Ressurreição dissipa as trevas,

para que ilumine todas as famílias e que cada um dos seus membros viva num amor semelhante ao Seu, oremos, irmãos.